A Arte de ultrapassar obstáculos

foto: wikipédia
Segundo a wikipédia:
Parkour ou Parcour
(por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma actividade com o princípio de se mover de um ponto para outro da maneira mais rápida e eficiente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar alguém a superar obstáculos que poderão ser qualquer coisa no ambiente circundante — desde ramo de árvores e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em ambas áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como Traceur e mulheres como Traceuses.
O Parkour (Parcour) foi fundado pelo francês David Belle.


Aqui fica um vídeo de David Belle a a falar de Parcour:


Aqui fica um vídeo de David Belle a fazer Parcour (impressionante - incrível):

Movimentos básicos:

francês inglês português
Atterrissage ou réception Landing Aterrissagem / aterragem Amortecimento suave a fim de evitar lesões articulares
Équilibre Balance Equilíbrio Equilíbrio em barras ou muros
Équilibre du chat Cat balance Equilíbrio do gato Equilíbrio em movimento quadrupedal como um gato.
Franchissement [fʁɑ̃.ʃis.mɑ̃] Underbar, jump through Por baixo da barra Passa-se por baixo do obstáculo — geralmente por baixo de uma barra — ao invés de o saltar ou o sobrepor. Qualquer passagem por frestas também é chamado de Underbar aqui no Brasil.
Roulade [ʁu.lad] Roll Rolamento Rolamento evasivo a fim de amortecer, ou criar embalo após um amortecimento
Passe muraille [pas my.ʁaɪ] Climb Up/Wall Climb Passagem de muros ou paredes "Chuta-se" a parede de forma que de impulso para cima e agarra-se com a(s) mão(s)e sobe-se o muro.
Passement [pas.mɑ̃] Vault
Termo geral para sobrepor um obstáculo usando um movimento.
Lâché [la.ʃe] Dismount, swinging jump
Se soltar de um lugar para cair em outro.
Demitour [dəmi tuʁ] Turn vault
Saltar sobre o obstáculo como um two handed e ficar do outro lado de forma que o corpo faça um giro de 180°, geralmente terminado em Dismont.
Saut Contraire Reverse vault Passagem de obstáculo reversa Saltar sobre o obstáculo apoiando as duas mãos de forma que o corpo faça um giro de 360°.
Saut de bras [so d bra] Cat leap Salto do gato Salto feito para se fixar em um lugar pendurando com as mãos.
Saut de chat [so d ʃa] Cat jump/pass, (king) kong vault Pulo do gato Salto em que se "mergulha" sobre o obstáculo, onde no fim as mãos tocam o obstáculo e em seguida as pernas passam entre os braços e é feita a aterrissagem.
Saut de fond [so d fɔ̃] Drop, kitty Drop, kitty Deixar o corpo cair levemente após um vault, geralmente em direção a um local mais baixo.
Saut de détente Gap jump Salto com distância Salto com velocidade de um local para outro ponto ou local, passando por uma "fenda", normalmente seguido de rolamento.
Saut de précision [so d presiziɔ̃] Precision jump Salto de precisão Salto estático de um objeto para outro objeto ou ponto específico, geralmente uma borda ou lugar pequeno.
Planche [plɑ̃ʃ] Muscle up ou climb-up Subida Subida em um lugar usando os braços, sem ajuda das pernas, como o exercício de barra
Tic tac [tik tak] Tic tac Tic tac "Chuta-se" um obstáculo ou objeto, usando o impulso para atingir o segundo local, ou ainda, para um terceiro ou quarto.

Vídeo de movimentos básicos:


Parkour - Mulher:


Para os mais exigentes, aqui fica equipamento para parkour:


Mais um fantástico vídeo, o "ninja urbano":


Fonte texto & foto: wikipédia.
Fonte Vídeos: Youtube.

Procure no Utilnet (a forma mais fácil de encontrar o que procura):