Como conservar a bateria do seu computador portátil (parte 1)

Como conservar a bateria do seu computador portátil é um artigo que ficou extenso e para facilitar a leitura e facilitar a memorização do mesmo optei por o dividir em 2 partes e ainda fazer um outro artigo com as 7 regras de ouro para conservar a bateria do seu computador portátil.

A maior parte dos problemas nos computadores portáteis são as baterias.
Muitas vezes tal problema se deve a uma utilização inadequada da bateria, se tivermos alguns cuidados, poderemos prolongar a vida útil das baterias.

Actualmente, na maioria dos computadores portáteis são utilizadas baterias de iões de lítio (Li-Ion), mas ainda se encontra baterias de Níquel-Cádmio (Ni-Cad) e baterias de Níquel e Hidrato Metálico (Ni-MH).
As mais usuais, baterias de iões de lítio (Li-Ion), armazenam 3X mais carga do que as baterias de Níquel-Cádmio (Ni-Cad) e 2X mais carga do que as baterias de Níquel e Hidrato Metálico (Ni-MH).

As baterias de iões de lítio (Li-Ion) são compostas por 3 a 9 células independentes ( mais adiante se explicará o interesse, as vantagens de tal).
Devido à instabilidade do lítio as baterias podem explodir (existe o risco de explosão) nos casos de:
  • Estarem constantemente submetidas a altas temperaturas, temperaturas superiores a 55ºC.
  • Serem carregadas constantemente além do seu limite energético.
As baterias de iões de lítio (Li-Ion) correm também o risco de sofrerem oxidação. A oxidação poderá acontecer quando a bateria está completamente descarregada e assim fica durante muito tempo ( guardadas + de 15 dias sem nenhuma carga).

Este artigo continua na parte 2.


Nota: se copiar este artigo para o seu blog/site, agradeço que ponha os créditos, obrigado.

Procure no Utilnet (a forma mais fácil de encontrar o que procura):