10 regras de ouro - Como usar o correio electrónico

Créditos da foto: Google & Utilnet (foi adaptada por mim)


10 Regras de ouro para usar o correio electrónico de uma forma eficiente

Regra nº 1:
Ao escrever um e-mail não use letras maiúsculas - isso significa que você está gritando. Quando precisar dar ênfase a algum item, use os *asteriscos* ou use o bold (carregado) ou uma cor diferente do texto em geral.
Regra nº 2:
Insira um título de forma clara e objectiva. Esta é a primeira coisa que o destinatário lê quando abre a caixa de mensagens, quanto mais claro e objectivo o assunto, maior é a chance do e-mail ser aberto e de causar boa impressão.
Regra nº 3:
Ao escrever um e-mail, você será avaliado pela qualidade do texto que escreveu. Assim sendo, certifique-se que não há erros de redacção (ortografia).
Regra nº 4:
Quando enviar um e-mail, use uma linha de assinatura que inclua informações relevantes sobre como o destinatário do respectivo email pode entrar em contacto com você. Nota: Tal dá um aspecto profissional e de credibilidade.
Regra nº 5:
Verifique sempre a validade de qualquer mensagem que você receba, pedindo para fazer alguma coisa questionável (tenha uma atitude preventiva, nunca faça 100% de confiança). Lembre-se sempre que poderá receber mensagens que podem conter vírus ou spywares; etc. Notas: se forem mensagens com arquivos anexados o perigo de existirem vírus é grande.
Regra nº 6:
Um e-mail nunca é 100% privado (não há garantia absoluta de confidencialidade). As mensagens de e-mail podem ser facilmente copiadas e transferidas para outros meios de armazenamento. Os seu(s) destinatário(s) pode(m) mesmo distribuir sua mensagem para qualquer outro utilizador da Internet, sem o seu consentimento ou conhecimento. Pode mesmo acontecer que por algum motivo alguém conseguiu aceder ao e-mail do seu(s) destinatário(s) , etc.
Regra nº 7:
Organize o seu correio electrónico. Apague as mensagens que não interessam. Crie pastas e arquive as mensagens para que fiquem bem organizadas. Mantenha em sua caixa de correio as mensagens importantes e aquelas estão aguardando resposta.
Regra nº 8:
Elimine e evite repassar mensagens com muitos endereços anexos. Elimine e evite repassar mensagens (em geral humorísticas), aquelas mensagens que foram criadas pelo amigo(a), pelo amigo(a) do amigo(a), pelo vizinho(a) do vizinho(a), etc. Tais mensagens têm sempre muitos endereços anexos e a mensagem consome muitos recursos de seu computador.
Regra nº 9:
Quando responder a um e-mail, evite sempre usar a função que anexa o e-mail recebido à sua resposta. Tal prática consome espaço além de tornar a transmissão mais lenta.
Regra nº 10:
Tenha um e-mail suplente. O e-mail suplente permitir-lhe-á ter um pouco mais de privacidade. Quando precisar fornecer seu endereço electrónico em algum site de seu interesse, mas não quiser receber respostas, poderá usar o tal e-mail suplente.


Créditos: Este artigo foi enviado pela nossa leitora Cláudia Azevedo.

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