Benefícios e tipos de vinagre

Quase todos os produtos com fermentação alcoólica podem ser aproveitados para fabricar o vinagre.
A maçã e o vinho continuam a ser os ingredientes básicos mais populares.

Benefícios apregoados:
01. Quanto mais velho, melhor: como um bom vinho.
02. Melhora a saúde dos cabelos.
03. Saúde dental e bucal.
04. Saúde da pele do rosto, combate às espinhas e acne.
05. Ajuda a aliviar dores de cabeça.
06. Alivia os calos.
07. Acalma erupções cutâneas e micoses.
08. Alivia as picadas de insectos (vespa, abelha e água-viva).
09. Ajuda no tratamento da tosse.
10. Destrói os micróbios dos alimentos.
11. Remedia certas infecções dos olhos.
12. Melhora os problemas do coração e da circulação.
13. Reduz a hipertensão.
14. Combate às bactérias e fungos.
15. Tratamento da caspa (esfoliação do couro cabeludo).


Existem vários tipos de vinagre, veja:
Vinagre balsâmico (aceto balsâmico):Escuro e bastante aromático, é feito com uvas seleccionadas da região de Modena, na Itália. O autêntico vinagre balsâmico passa por um longo processo de fermentação, feito em barris de madeira, que devem durar pelo menos 10 anos. É excelente no preparo de molhos para saladas, para temperar legumes ou para enriquecer molhos à partir do fundo de cozimento.
Vinagre de sidra (ou de maçã):Obtido a partir do suco fermentado de uma variedade de maçã, é o menos ácido. Fica óptimo em molhos para saladas, conservas, pratos agridoces, além de acentuar o sabor de molhos que acompanham carnes.
Vinagre de malte:É um produto escuro e fermentado, feito a partir do malte de cevada. É usado tradicionalmente na Inglaterra para acompanhar o clássico peixe e batatas fritas (fish and chips). Também pode ser usado em molhos para saladas.
Vinagre de arroz:É um vinagre japonês obtido a partir da fermentação do arroz. Mais suave e ligeiramente adocicado, pode ser encontrado em lojas de produtos orientais. É misturado ao arroz cozido para fazer sushi e usado em pratos agridoces. O chinês é mais forte e ligeiramente ácido.
Vinagre de vinho:É o mais comum e elaborado à partir do vinho tinto ou branco. Sua qualidade difere de uma marca para outra e alguns são bem ácidos. Óptimos para temperar qualquer alimento e para marinadas.
Vinagre de álcool:Este vinagre é o mais forte de todos e apresenta elevada percentagem de álcool. Use apenas em conservas.
Vinagre de champanhe (ou de cava na Espanha, ou de espumante no Brasil):Trata-se de um produto de cor pálida e sabor elegante, como a bebida da qual procede.
Vinagre de xerez:Produto típico da Espanha, possui sabor delicado e exclusivo. Ideal para saladas, para aromatizar pescados e carnes brancas.

Fonte do texto e da imagem: http://inblogs.com.br/amelias/

Procure no Utilnet (a forma mais fácil de encontrar o que procura):