Sismo no Haiti - Fotos e Vídeos

Sismo no Haiti (12-01-2010)
Fotos e vídeo
Um sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter atingiu, ontem, o Haiti. O epicentro do terramoto registou-se em Pentionville, a 15 quilómetros da capital, Port-au-Prince. Segundo relatos de observadores, o sismo terá provocado uma catástrofe, com milhares de vítimas.

O maior abalo ocorreu às 17.53 horas locais (22.53 horas em Portugal Continental) e durou mais de meio minuto. Sete minutos depois verificou-se uma réplica, de 5.9 de magnitude, e passados 12 minutos, uma segunda réplica, de 5.5 de magnitude, ambas com epicentro a 60 quilómetros da capital.

Na sequência dos sismos, registados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos como os mais fortes de sempre na região, o Centro de Alerta de Tsunamis do Oceano Pacífico emitiu um alerta de tsunami para o Haiti e para os países vizinhos, Cuba, Bahamas e República Dominicana. Duas horas depois, o alerta foi levantado.

A zona da capital haitiana é densamente povoada, concentrando mais de dois milhões de habitantes. Os abalos provocaram o desmoronamento de milhares de edifícios, incluindo o hospital de Pentionville, que desabou por completo. Também o palácio presidencial colapsou, deixando vários altos funcionários do país nos escombros. Segundo o embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Alcide Joseph, o presidente do país, René Preval, e a primeira-dama, Elisabeth Delatour, estão a salvo, apesar de "muito aterrorizados".

Após o sismo, levantou-se uma enorme nuvem de pó. "O céu ficou cinzento", relatou Henry Bahn, funcionário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em visita ao Haiti.

Um repórter da Reuters em Port-au-Prince relatou cenas de pânico da população, enquanto via edifícios a desabar, pessoas a pedir auxílio e outras gritar debaixo dos escombros. "Jesus, salvem-nos!", eram as palavras mais ouvidas.

Na República Dominicana, o único país que faz fronteira com o Haiti - partilha a ilha La Hispaniola -, o sismo foi sentido em quase todo o território, mas não há registo de vitimas. Apenas se verificaram cortes de energia.

O Haiti é o país mais pobre das Américas, tristemente celebrizado pela ditadura dos Duvalier, assente dos "tonton-macoutes", a polícia política do regime, deposto em 1999.

A ONU tem uma força de sete mil homens de manutenção da paz permanente no país desde 2004, para assegurar uma frágil democracia.

Ainda não há dados concretos de registos de vítimas.

Um sismo, também é chamado de terremoto (português brasileiro) ou terramoto (português europeu).

Para saber mais sobre sismos ( vai aceder à wikipédia):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo

Para saber mais sobre o Haiti (vai aceder à wikipédia):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Haiti

Fotos do sismo no Haiti (imagens divulgadas pela "Associated Press"):





 


Veja mais fotos do sismo (65 fotos):
http://blogs.denverpost.com/captured/2010/01/13/earthquake-in-haiti/
Vídeo sobre sismo no Haiti :


Deseja ver mais vídeos?
Veja aqui, vai aceder à Globo.com:
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1189801-7823-TERREMOTO+PODE+TER+DEIXADO+CENTENAS+DE+MORTOS+NO+HAITI,00.html

Créditos:
Noticia: Jornal de Noticias.
Fotos: Associated Press / Visão.pt
Vídeo: Youtube.

Procure no Utilnet (a forma mais fácil de encontrar o que procura):