O surto de gripe suína de 2009

Foto: Wikipédia

O surto de gripe suína (oficialmente, com o nome gripe A conferido pela OMS desde 29 de Abril de 2009), começou no México em meados do mês de março de 2009.
Veio a espalhar-se pelo mundo, tendo começado pela América do Norte, atingindo pouco tempo depois a Europa e a Oceania.
O vírus foi identificado como Influenza A, subtipo H1N1 (uma variante nova da gripe suína para a qual não existe uma vacina). Ele contém ADN típico de vírus aviários, suínos e humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos.

Vírus Influenza A ( subtipo H1N1):
Foto: Wikipédia

Os sintomas da doença são o aparecimento repentino de febre, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 25 de Abril que a epidemia é um caso de "emergência na saúde pública internacional", significando que os países em todo o mundo deverão acentuar a vigilância em relação à propagação do vírus. No dia 27 de Abril a mesma organização elevou o nível de alerta pandémico para 4, o que significa que se verifica transmissão pessoa a pessoa, com risco de surtos localizados. Dois dias depois, no dia 29, OMS eleva para 5 o nível de alerta, o que significa que há a transmissão da doença entre pessoas em pelo menos dois países com um risco de pandemia iminente. A escala da OMS vai de 1 a 6.
Fonte do texto: Wikipédia.

Para ler mais sobre o surto (visite wikipédia): http://pt.wikipedia.org/wiki/Surto_de_gripe_su%C3%ADna_de_2009
Para ler mais sobre Gripe A (visite wikipédia): http://pt.wikipedia.org/wiki/Influenza_A_(H1N1)


Procure no Utilnet (a forma mais fácil de encontrar o que procura):