Ementa para a Ceia de Natal, Consoada.
(Tradicional de Trás-os-Montes)
Fonte: Boletim Municipal - Seixal
Canja de Natal
1 kg de galinha
2 l de água
sal q.b.
100 g de argolinhas
1 cebola
1 ramo de hortelã
1 ramo de salsa
3 cravinhos
1 cubo de caldo de galinha
Numa panela coloque a água com o sal, a galinha, a cebola, a salsa e os cravinhos deixando aquecer lentamente e tirando a espuma que se for produzindo. Estando cozida, retire a galinha, a salsa e a cebola.
Junte o caldo de galinha, a hortelã e quando levantar fervura junte as argolinhas. Deixe cozer.
Entretanto desfie a carne da galinha e introduza-a na canja. Junte os miúdos da galinha e os pequenos ovos, se os tiver. Retire a hortelã e sirva a canja com uma folha de hortelã fresca.
Bacalhau da consoada com couve-portuguesa
Postas de bacalhau
Couve-portuguesa
Ovos
Batatas e cenouras
Azeite
Dentes de alho
Vinagre
Cozem-se postas altas de bacalhau, bem demolhadas, juntamente com a couve-portuguesa. À parte, cozem-se as batatas com pele, a cenoura e um ovo por pessoa. Na altura de servir, descascam-se os ovos e pelam-se as batatas.
Preparação do molho: leva-se ao lume uma porção de azeite (0,5 dl por pessoa) com alguns dentes de alho abertos ao meio. Quando levantar fervura, retira-se do lume e junta-se um pouco de vinagre. Serve-se numa molheira.
Receita - Peru real:
1 peru de + ou - 4,5 kg
1 kg de sal
3 limões
2 cálices de aguardente velha
8 dentes de alho
250 g de bacon
2 cebolas médias
1 folha de louro
100 g de margarina
1 colher de sopa de colorau
1 colher de sopa de pimenta
2 laranjas
Arranje o peru e coloque-o num alguidar, tempere-o com muito sal, 3 limões às rodelas, 2 cálices de aguardente velha e cubra-o de água fria. Deixe ficar durante 24 horas.
Retire o peru da água e seque-o muito bem, por dentro e por fora, com um pano. Faça uma pasta com 8 dentes de alho, 100 g de margarina e 1 colher de sopa de colorau e, com ela, barre o peru por fora. Coloque o peru num tabuleiro, junte as cebolas descascadas, as fatias de bacon, o louro, a salsa, tempere com pimenta a seu gosto e regue com o sumo de uma laranja.
Leve ao forno bem quente (240ºC) durante 20 minutos, reduzindo depois para 200ºC. Vá regando com o molho que se vai formando.
Para saber quando peru está assado, espeta-se uma agulha de tricot na zona do peito e das pernas, se sair líquido transparente está pronto, enquanto sair rosado está mal passado.
Sirva acompanhado de batatinhas assadas, arroz de pinhões e passas e decore com castanhas e laranja.
Receita - Aletria-doce
250 g de aletria fininha
1 l de leite
250 g de açúcar
50 g de manteiga
6 gemas de ovo
1 limão
1 laranja
Ponha de molho 250 g de aletria durante 2 horas e depois escorra-a com um passador. Ferva 1 l de leite e coza nele a aletria, juntando uma massa feita de 6 gemas de ovos batidos com 250 g de açúcar e 50 g de manteiga. Durante a cozedura deverá juntar mais 2 chávenas de chá com leite e o sumo de uma laranja.
Ainda quente, deite a aletria numa travessa. Deixe arrefecer um pouco e polvilhe com canela.
Receita - Filhós do Norte
500 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
2 ovos
1 cálice de vinho do Porto
Açúcar q.b.
Amasse 500 g de farinha de trigo com 125 g de manteiga. Junte 2 ovos inteiros e um cálice de vinho do Porto. Pode adicionar a água que entender para melhor amassar.
Estenda a massa com o rolo e recorte as filhós a gosto.
Frite-as em azeite e polvilhe-as com açúcar.
A todos desejo uma boa consoada, cheia de alegria e momentos bem passados. Um Santo e Feliz Natal.