10 estrelas de futebol presentes no Mundial 2010

Eis a lista de 10 estrelas de futebol que vão estar presentes no Mundial de Futebol 2010 (Copa do Mundo 2010) a disputar na África do sul:

ANDRÉS INIESTA
O companheiro de equipa no Barcelona Xavi levou a maioria dos louros no sucesso da Espanha no Euro 2008, mas agora Iniesta reclama um brilho semelhante. Apontado por Wayne Rooney como o melhor médio do mundo, um bom desempenho na África do Sul pode elevar a cotação que o seu talento garante. Um distribuidor de excelência e com queda para marcar golos importantes, Iniesta será uma das chaves para as hipóteses da Espanha em 2010.

FERNANDO TORRES
Pode parecer franzino, mas as aparências iludem e dele e de David Villa vão esperar-se os golos que possam tornar a Espanha simultaneamente campeã europeia e mundial. Goleador certificado na Premier League pelo Liverpool depois da saída do Atlético de Madrid, é um finalizador letal e um verdadeiro predador e a sua importância para o clube e a selecção não pode ser subestimada.

STEVEN GERRARD
Lutou anos para mostrar a nível internacional aquilo que exibia já no Liverpool, mas agora parece adaptado ao lado esquerdo de um meio campo de quatro da Inglaterra, com licença para atacar desde trás. A par de Rooney, é claramente o fornecedor do factor X no ataque da Inglaterra e com a sua brilhante técnica e soberbo poder de fogo torna-se numa ameaça constante.

WAYNE ROONEY
O avançado da Inglaterra passou despercebido no Euro 2004 e depois deixou o Mundial 2006 manchado por um cartão vermelho, mas nas duas ocasiões deixou indicações da habilidade para brilhar em jogos nos grandes palcos. Com o vizinho e rival de Merseyside Steven Gerrard vai certamente ser um dos nomes principais da equipa de Fabio Capello se estiver em forma devido ao natural talento instintivo e faro pelo golo.

FRANCK RIBERY
Enquanto que outra das estrelas da França, Thierry Henry, era criticado pelo controverso golo que garantiu a vitória no play-off com a Irlanda, Ribery falhou esses jogos devido a lesão. Mas na África do Sul será a chave do sucesso dos 'Bleus'. A carreira no Bayern de Munique tem sido afectada por lesões e pela especulação de que o seu futuro passa por outro local. Possui um pé esquerdo mágico e um instinto criativo e é cobiçado pelo Real Madrid, clube que muitos apontam como o seu destino na próxima época.

MICHAEL BALLACK
Continua a ser o principal jogador de uma Alemanha que deve ir longe na África do Sul. Domina o meio campo com a diversidade de passe, enquanto que as chegadas desde trás e jogo aéreo o tornam igualmente numa ameaça como goleador. É letal nas bolas paradas. Se Ballack e Miroslav Klose fizerem um bom torneio, a Alemanha pode de novo tornar-se num forte candidato a vencer o torneio.

DIDIER DROGBA
O marfinense tem condições para ser o mais representativo dos africanos no primeiro mundial que tem lugar no continente. Drogba é a mais brilhante das estrelas na equipa dos 'Elefantes'. O goleador do Chelsea tem os seus detractores, que questionam os ocasionais destemperos do seu feitio e a tendência para se atirar para o relvado, mas acima e para lá disso tudo é um perfeito avançado do século XXI. Poderoso no jogo aéreo, rápido junto ao relvado, é perigoso em qualquer ponto da grande área tal como o é a partir da linha de meio campo. Se Drogba brilhar, a Costa do Marfim tem o potencial para pelo menos igualar os quartos de final que os Camarões atingiram em 1990, ou quem sabe aterrar nas meias finais.

KAKÁ
O antigo jogador do Milan tornou-se no Verão passado em mais um 'galáctico' do Real Madrid, mas depois de ter sido um espectador virtual do Mundial 2002 e parte da equipa que desiludiu em 2006 precisa de um bom Mundial para lembrar, desta vez. Um jogador difícil para os opositores detectarem pela tendência para vir desde trás, a capacidade de drible e a qualidade de passe tornam-no num pesadelo para os defesas, enquanto que a pertinência do seu remate de longa distância o torna numa ameaça para os adversários.

LIONEL MESSI
A carreira de Messi quase terminou antes de realmente ter começado devido à fragilidade do seu corpo, que o tornava incapaz de aguentar a dureza do jogo moderno. Um tratamento hormonal de crescimento ajudou a um fortalecimento e felizmente o mundo pôde ver o talento que valeu a pena desenvolver através de um programa tão tortuoso. O controlo de bola no pé torna-o como uma brisa a passar pelos defesas, que por causa disso e para o poderem travar ainda abrem mais espaços para os companheiros aproveitarem. O melhor talento natural que a Argentina produziu desde Diego Maradona, marcou em Abril de 2007 pelo Barcelona, contra o Getafe, um golo em tudo semelhante àquele famoso assinado por Maradona frente à Inglaterra, em 1986.


CRISTIANO RONALDO
O jogador mais caro da história do futebol não pôde ajudar Portugal no play-off em que Portugal bateu a Bósnia-Herzegovina devido a lesão, mas será vital para que os portugueses igualem ou superem as meias finais de 2006. Provavelmente o mais completo jogador do mundo, combina uma técnica soberba com altura e força, e é igualmente perigoso tanto numa bola cruzada que encontre a sua cabeça como num remate a 30 metros da baliza. Ainda assim, mantém a sua legião de detractores que não aprecia a sua forma de jogar-representar, mas o Mundial teria ficado mais pobre sem a sua presença.



Créditos:
Fotos e texto: MSN Português (Canal Mundial 2010).

Procure no Utilnet (a forma mais fácil de encontrar o que procura):